sábado, 15 de outubro de 2011

O ARLEQUIM PORTUGUÊS NO SEU MELHOR!!!

Um marco na história da ornitologia aquilo que se passou no passado dia 9 no 1º one day show do Arlequim Português, realizado por um grupo de criadores e amantes desta raça que é nossa, no qual tive o prazer de fazer parte desde do 1º minuto. Superando as nossas expectativas quer no número de aves (216), quer no número de expositores (26), nos quais pudemos contar com os campeões mundiais e nacionais da raça. Alguém me disse um dia destes que,” os grandes eventos fazem-se com grandes nomes”, e este foi um grande evento. A qualidade era tanta que houve alguma discussão, no bom sentido e muito saudável, em torno da mesma. Desde do inicio foi uma aprendizagem constante com os juízes (Sr. Paulo Fernandes e o Sr. Paulo Ferreira) sempre a explicar a avaliação das aves.

No final da avaliação das aves, tivemos um almoço, um pouco tarde, onde pudemos confraternizar um pouco mais descontraídos e muito satisfeitos com aquilo que se tinha passado até ao momento.

No fim do almoço tivemos um colóquio de esclarecimento sobre a raça, dirigido pelos juízes (Sr. Paulo Ferreira e o Sr. Paulo Fernandes), e aqui sim, viu-se esclarecida com clareza e transparência o que se pretende do arlequim e qual a sua orientação, de uma forma aberta e muito elucidativa. Desculpem, mas é aqui que não consigo deixar de ser crítico em relação aqueles que de uma forma ou de outra não contribuem para que certos assuntos sejam debatidos em locais próprios e aí se possam tirar dúvidas e conclusões, neste caso em relação às tão faladas mutações. Não concordo com elas, mas tentei e consegui perceber se podem ou não existir e qual a sua perigosidade para o arlequim, isso foi muito bem esclarecido e debatido quer na sua avaliação na parte da manhã quer da parte da tarde no colóquio. Tudo neste evento foi pensado e estruturado de forma que se tirassem todas as dúvidas.

Deixo aqui pessoalmente o meu muito obrigado a todas as entidades que contribuíram para que fosse possível este enorme sucesso, sem esquecer todos aqueles que fizeram questão de expor as suas aves, e uma palavra de apreço para presença do Prof. Armando Moreno, sempre uma pessoa querida e respeitada entre os criadores da raça.

Deixo aqui algumas fotos que resumem o dia .









































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário