segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rescaldo da época

Com as criações quase a acabar já se pode dizer se correu bem ou mal a época de criação.
No meu caso venho manifestar a minha tristeza pela péssima época que tive a nível quantitativo visto que a nível qualitativo é satisfatório. Acho que este ano muitos se queixam do mesmo e muitos perguntam-se o que se terá passado? No meu caso foram várias razões,desde de logo muitas más decisões e experiências que fiz, e outras foram as condições climatéricas que se fizeram sentir, isso tudo junto deu asneira. Em relação aos tratamentos não tenho muito que dizer uma vez que o tratamento foi igual ao do ano passado e correu tudo bem.
Este ano tive algumas fêmeas a morrerem dum momento para o outro, fosse com ovo atravessado ou sem razão aparente, outras sem ovos galados mesmo trocando o macho várias vezes,uma ou outra que só punha um ovo e também muitos canários que os pais mataram por causa das as anilhas, enfim, aconteceu de tudo.
O meu maior erro foi tentar mudar o ciclo reprodutivo dos meus canários e comecei a criar logo em Janeiro o que se verificou um grande erro devido ás condições do canaril e também á má preparação que fiz aos canários para essa mudança,também o facto do canaril estar longe de minha casa também ajudou muito.
Ainda assim consegui alguns bons pássaros para o meu plantel do próximo ano, e também para poder expor e obter resultados iguais ou melhores do que no ano passado, quem sabe, temos que ser optimistas!
Contudo temos que ver as coisas positivas dos nossos erros e aprender com eles senão não valia a pena errar!

2 comentários:

  1. Olá, Nuno.
    Nada de desanimar! Todos os criadores de Arlequins passam por situações análogas.
    Boa sorte com os que seleccionar para expor.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno

    Tem no entanto, aí uns bons arlequins em projecto. A mim também não me correu bem em termos numéricos. Tive problemas com a mortalidade das crias e de alguns reprodutores que se foram repentina e inexplicavelmente. Também em termos genéticos tive alguns casos misteriosos. Mas tudo vale a pena por este canário maravilhoso que é o arlequim.
    Abraço e parabens pelo blogue.

    ResponderEliminar