segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Rescaldo do Mundial

Como ja referi neste blogue,mas mais uma vez nunca é demais, o muito obrigado a todos que tornaram possível a aprovação e o reconhecimento mundial da única raça portuguesa de canários, o ARLEQUIM PORTUGUÊS.
Fazendo o rescaldo geral do mundial, muito bom, aves fantásticas de se ver, agora no que diz respeito ao arlequim e á sua divulgação que devia estar em foco, nada de especial, roçando mesmo uma vergonha no geral.
Esta opinião não é para melindrar ninguem ,mas reparem:
Num mundial de ornitologia que por acaso foi realizado em Portugal, onde é aprovada a primeira raça de canários portugueses, não vi grande coisa na sua divulgação, será que para a FONP não foi um feito, senão para nós portugueses o que era importante neste mundial? Não vi nada que realça-se a nova raça,esperava uma banca explicativa com toda a sua história, mas não vi, e o que também não vi foi um cartaz, uma tarja nem a indicação da sua localização, enfim! Foram selecionados arlequins a nivel nacional pelo CCAP para a aprovação do mesmo ,porque razão estavam lá expostos noutra fila supostos arlequins? Também não percebi por que razão não estava escrito nas gaiolas arlequim par ou poupa e o seu criador, por outro lado ainda estava escrito salvo erro raça em estudo, mas afinal de contas a raça já estava aprovada antes do mundial abrir ao público. Esperava-se um pouco mais de todos os envolvidos, porque realmente foi um feito mundial, mas nem nos sites das organizações envolvidas ainda não vi qualquer coisa sobre este acontecimento histórico para a ornitologia portuguesa e mundial.
Perante isto tudo e muito mais daqui para o futuro tem que se salvaguardar melhor os interesses desta beleza que é este canário, promove-lo e cria-lo de uma forma séria e honesta.
Cumprimentos a todos e boas criações!!!!

2 comentários:

  1. Olá Nuno

    Parabens pelo teu blog e pela divulgação que fazes da raça Portuguesa. Alinho na tua critica que a divulgação merecia uma outra abordagem por parte dos responsáveis pelo Mundial. Também é necessário dizer que, em minha modesta opinião, oa ave deveria ser divulgada ao nivel interno junto dos clubes, através de juízes e criadores reconhecidos, realizando-se workshops, colóquios, seminários etc., porque, quanto a mim vêm aí os oportunistas com psedo-arlequins a preços imbativeis a enganar pessoas de boa fé. A divulgação empenhada e rigorosa é a melhor arma para defender o Arlequim. Já Agora, reparei que cria vermelhos mosaicos, utiliza-os na criação de Arlequins?

    Um abraço do:

    Carlos Ramos

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno

    Mais uma vez, foste certeiro, curto e grosso.
    Agora que já passaram uns valentes dias apos Mundial, tenho que concordar contigo em quase todos os aspectos (talvez só nao concorde naquela passagem do "quase roçar a vergonha").
    De facto eu tambem esperava mais empenho em festejar, divulgar, explicar a todos os visitantes o que é o Arleuqim Portugues.
    Mas tambem como ja te tinha dito anteriormente, esta falta de empenho já nao vem só de agora. Já antes se nota falhas na postura do CCAP e do grupo de pessoas que deveriam mostar, "escanchar" a raça para todo o mundo.

    Agora, tambem afirmo o mais importante....... e isso sim, o que mais realce deve ter este mundial para mim: o culminar do trajecto da homologação da raça. Bem ou mal, o Arlequim é raça homologada, contra tudo, contra todos, afim de tudo e afim de todos.

    Só por isso, fica o meu voto positivo para este mundial. Os outros aspectos menos positivos, espero (porque soum uma pessoa esperançada) que venham a ser melhorados pela entidade de direito.

    Quanto a mim, e tu (por aquilo que te conheço) farei todos os meus esforços, com o intuito de promover, e divulgar esta raça de canarios que È NOSSA.

    Mai nada

    Eduardo

    ResponderEliminar